Olá bonitas, ainda estou gripada e hoje resolvi ficar  bem quietinha no meu canto para ver se amanhã posso malhar um pouco.
Eu sou intolerânte a lactose, o que dificulta as vezes a minha vida em questão de comer na rua e de alguns alimentos. Como o queijo, sou louca por essa maravilha e já tem bastante tempo que não como. Como faz parte da Dukan, e não estava comendo, resolvi ver qual eu posso comer. E vejam que descoberta, existem muitos queijos que eu posso comer. Claro que a maioria deles eu nunca comi, mas o que é a vida sem novos sabores. Então vou deixar aqui a lista de queijos com zero ou baixa contagem de lactose. 

Veja nesta lista as porcentagens de lactose possíveis de serem encontradas em queijos com baixo teor de lactose (em caso de dúvida, verifique com o fabricante antes de consumir o produto)
Gorgonzola: 0,0 – 2,5%
Brie: 0,0 – 2,0%
Camembert: 0,0 – 1,8%
Cheddar: 0,0 – 2,1%
Edam: 0,0 – 1,4%
Gouda: 0,0 – 2,2%
Muenster: 0,0 – 1,1%
Parmesão: 0,0 – 3,2%
Provolone: 0,0 – 2,1%


Os queijos maturados não apresentam lactose, pois com o tempo requerido para a maturação (mínimo de 10 dias), a lactose acaba sendo transformada em ácido láctico e não causa assim o desconforto clássico aos pacientes intolerantes (diarréia, flatulência, distensão abdominal).São eles: parmesão, montanhês, grana, gruyere, emental, gouda, estepe, edam, prato, minas padrão, reino, brie, camembert, gorgonzola, provolone, roquefort.

Outra coisa que fiquei com dúvida durante a semana foi sobre a diferença entre flocos, farelo e farinha de aveia. Como eu tinha farinha de aveia em casa, achei que era a mesma coisa e passeia a semana usando. Hoje descobri a diferença e venho compartilhar com vocês.
O que ocorre é que cada um desses produtos é feito com partes diferente do grão de aveia. O floco de aveia pode ser considerado o grão in natura, pois há apenas o processo de prensagem do mesmo. Desta maneira, todas as propriedades nutritivas ficam presentes, tornando o floco de aveia um alimento bastante completo.
No caso do farelo de aveia, o processo de fabricação é diferente. Nele, o principal ingrediente é a camada mais externa do grão, onde está a maior quantidade de fibras alimentares, o que faz do farelo de aveia um ótimo alimento para prisão de ventre. Claro que o farelo também contém cálcio, ferro, vitaminas e outras substâncias benéficas à saúde, assim como nos demais produtos derivados da aveia. Outra característica da aveia é que ela atua no combate ao colesterol.
Outro produto derivado do grão é a farinha de aveia. Este produto é feito com a parte mais interna da aveia, o que faz com que ele não possua muitas fibras alimentares. Normalmente seu uso se dá em receitas de bolos, biscoitos, massa e pães.
Bem, com isso percebi que passei a semana comendo farinha, uma pena. Mas já comprei o farelo e começo a usar amanhã. Acredito que isso possa comprometer o resultado final, já que não sabia que não poderia ser essa e nem linhaça que no meu caso é misturada com a aveia. Eu fiquei tão curiosa que acabei de me pesar, perdi alguma coisa, mas não como deveria ter sido.  Mas de verdade estou meeega feliz, pq não passei fome e nem fiquei mole ou passando mal, como fico normalmente. Estou amando. Amanhã seria meu ultimo dia da fase de ataque e não sei se continuo já que cometi alguns erros. O que vocês acham??

Beijocas da Brenda




4 comentários:

Anônimo disse...

Amiga, acho que vc deve continuar, pq de qualquer forma, isso evita que vc cometa deslizes mais graves. Mas acredito que vc deveria procurar o auxilio de uma nutricionista (não sei se já fez isso), mas ela poderá te ajudar com uma dieta adequada pra você, já que vc tem intolerância a lactose, precisa de um cardápio que atenda as suas necessidades, sem deixar vc com fome ou com falta de nutrientes. Bjussss.

Brenda disse...

Denise, eu já fui. Mas com os produtos 0% lactose a vida fica bem mais simples. Posso fazer as mesmas comidas e não passo mal. Hoje encontrei até um creme de soja, e voltarei a comer strogonoff rs. Eu tb, tomo um complexo vitamínico, para não faltar nenhum nutriente.Mas valeu a dica.

Unknown disse...

O melhor é você procurar uma nutricionista que poderá te orientar melhor do que eu que só sei o báááásico mesmo. Rs. Mas, creio, que com os produtos 0% de lactose tudo fica muito mais fácil para vc. beijos
http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/2013/01/sorteio-petit-galerie.html

Emagrecendo disse...

HUmmm boa dica, vou avisar a minha irmã que tbm sofre de intolerância!!
bjs

Postar um comentário

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Seguidores